Turma_da_Bíblia_Logo.png

Herodes estava muito perturbado com a promessa da vinda de um salvador. Ele fez de tudo para descobrir onde o bebe iria nascer. Ele tentou convencer os magos de dizer aonde Jesus nasceria, mas eles não o disseram. Muito sábios os magos seguiram a estrela de Belem e acharam aonde o bebe estava. Ao chegar aonde Jesus havia nascido, eles levaram presentes para eles e ficaram muito felizes de presenciar esse momento tão importante.

MAGOS

MALAQUIAS

Os sacerdotes que eram aqueles que intermediavam o povo e Deus, ou seja, que realizavam os sacrifícios e levavam as ofertas para que o povo pudesse ser perdoados estavam se corrompendo e não exerciam aquilo que precisavam fazer. Por isso, Deus levanta o profeta Malaquias para resgatar no coração do povo o amor e a fidelidade de Deus, já que os sacerdotes não cumpriam com o seu dever.

MARIA

Dentre todas as mulheres da terra ela foi escolhida para que o filho de Deus pudesse nascer em sua barriga. Quando o anjo apareceu a ela e lhe deu a noticia ela ficou espantada, mas não duvidou daquilo que ira acontecer e louvou a Deus pelo privilégio que teria. Ela cuidou de Jesus da melhor maneira possível e acompanhou o seu ministério de perto, até mesmo a sua morte. Quando Jesus morreu ele pediu para Joao, o discípulo que ele mais amava, cuidar de Maria até a sua morte.

MARIA

MADALENA

Era uma mulher que sofria por causa da quantidade de demônios que haviam dentro dela mas quando ela se encontrou com o amor de Jesus tudo mudou. Ela foi uma  das mulheres mais importantes do ministério de Jesus e o acompanhou em todos os momentos e até ajudava financeiramente o seu ministério. E ficou mais conhecida por ser a primeira pessoa a presenciar Jesus após a ressurreição.

MATEUS

Jesus chama as pessoas mais complexas e excluídas da sociedade. Ele era uma pessoa odiada pelos judeus e considerada um traidor. Cobrava impostos dos judeus e os entregava para Roma. Ele podia pedir a quantidade que desejava. Em vez de estar ao lado da sua nação ele servia o que os judeus consideravam como inimigos. Porém, Jesus o chamou e transformou a sua história. Ele foi usado por Deus e deixou um evangelho para que até hoje vidas pudessem ser transformados.

MATIAS

Depois que Judas escarvoais não se arrependeu e tirou a própria vida, os discípulos de Jesus decidiram escolher e suprir a falta do décimo segundo apóstolo. Para isso eles jogaram sorte e escolheram Matias. Não se sabe muito sobre o ministério dele.

MILAGRES

 Uma das coisas mais impressionantes no ministério de Jesus eram os seus atos poderosos. Ele impactava muitas pessoas. Ao realizar cada ato, muitos judeus lembravam dos grandes feitos realizados por Deus ao longo da história. Ele não era mais um história, mas o cumprimento de todas as histórias. O que movia o coração de Jesus em meio essas situações era a compaixão pelas pessoas. O seu maior desejo era ver vidas transformadas. Cada milagre tinha a intenção de mostrar quem era Jesus e o porque ele estava caminhando no meio de nós. O milagre não tinha um fim em si mesmo, mas sempre mostrava algo muito maior e mais importante. A sua motivação era salvar vidas e restaurar os seus relacionamentos com Deus.
 

MOISES

Muitos anos se passaram depois do governo de José no Egito. A nação de Israel cresceu e se fortaleceu. Eles eram tão numerosos que o Faraó se intimidou. Por isso, ele escravizou cada hebreu. Durante 400 anos eles sofreram com a crueldade do faraó. Deus viu o sofrimento do seu povo e levantou Moises como líder para tira-los dessa situação. Moises nasceu e foi resgatado pela filha do faraó e viveu sua vida toda no palácio. Quando le viu essa situação, ele se indignou e em uma briga matou um egípcio. Ele fugiu para o deserto onde encontro com a sua esposa. Em uma sarça pegando fogo Deus apareceu para Moises e o enviou para salvar a sua nação. Ele liderou a saída do Egito, após Deus feri-los com as 10 pragas. De maneira impactante, durante a fuga dos hebreus, Deus abriu o mar vermelho para que eles pudessem se salvar. Eles conseguiram chegar no deserto, Deus deu a Lei para Moises, realizou vários milagres e os guiou através de uma nuvem para a entrada na terra prometida. Assim, os planos de Deus continuavam a ser cumpridos.

 

NABUCODONOSOR

A Babilônia foi um dos impérios mais poderosos da humanidade e exerceu seu poder sobre todos outros povos. Judá foi dominada pelos babilônicos por causa da sua desobediência a Deus. E foi Nabucodonosor quem liderou a invasão sobre Israel. Ele era um imperador arrogante e orgulhoso. Ele tinha o costume de se apropriar de tudo o que era melhor de cada reinado, por isso ele levou os jovens mais inteligentes para o seu palácio. Um desses jovens era Daniel, o profeta. Porém, o seu orgulho fez com que ele ficasse cego aos conselhos de Daniel que interpretou um dos seus sonhos. Após isso, ele ficou louco e se comportava como um animal. Depois de um tempo ele reconheceu quem era Deus, se arrependeu dos seus erros e voltou ao normal.

NASCIMENTO

DE JESUS

Chegou o grande momento da humanidade. Deus veio habitar em meio ao seu povo. Ele podia ter escolhido milhões de outras maneiras, mas por amor e conexão a sua criatura ele preferiu nascer da maneira mais singela, frágil e simples possível. Não só pelo lugar, mas por ter escolhido ser um bebe e viver cada fase da vida humana. Deus não queria assustar as pessoas como acontece quando um anjo aparece, mas ele queria se conectar com os seus corações. Ele nasceu como qualquer um nasce e escolheu o lugar mais simples. Quem teve o privilégio de presenciar o seu nascimento foram os pastores e magos.
 

NEEMIAS

Contemporâneo de Esdras, Neemias também foi usado por Deus para realizar grandes feitos em meio ao retorno do povo de Israel da escravidão da Babilônia. Naquela época todas as cidades eram cercadas por muros para que pudessem ser protegidas dos seus inimigos. Neemias era copeiro do rei, exercia uma função muito importante para época, mas por amor ao seu povo e ao chamado de Deus, ele pede licença para o rei e lidera a reconstrução dos muros de Jerusalem. Ele marca a sua geração e ajuda o povo a se arrepender e voltar os seus caminhos a Deus. 

´NOÉ

O que estava ruim ficou ainda pior. A humanidade chegou no seu limite de maldade. A crueldade das pessoas fez com que Deus se arrependesse de criar o homem. Apesar dessa situação, Deus encontrou em Noé, pai de três filhos, um motivo para não destruir a humanidade. Assim, ele mandou Noé construir uma arca e abrigar, além da sua família, um animal de cada especie. Depois que a arca foi construída, Deus mandou um diluvio e todas as outras pessoas da terra morreram. Depois disso, Deus fez uma aliança com Noé dizendo que nunca mais acabaria com a humanidade. O símbolo dessa aliança é o arcoiris que até hoje embelezam os céus.

OS PASTORES

Era apenas mais um dia de trabalho de madrugada. Eles cuidavam das ovelhas diante de todos os perigos que os rodeavam. Eram animais, ladroes e tudo o que a madrugada poderia lhe oferecer. Mas, aqueles pastores não podiam imaginar o que poderia acontecer. De repente um anjo apareceu no céu e lhes anunciou o nascimento do salvador. Eles se encheram de temor e puderam presenciar um exercito celestial de anjos louvando a Deus. Após isso, eles correram até Jesus e presenciaram o seu nascimento. Quem diria que aqueles simples pastores pudessem viver um dos momentos mais importantes da humanidade.

OSEIAS

Deus usou a vida de Oseas de uma forma um pouco diferente. Naquela época o povo estava desobedecendo muito a Deus e era extremamente infiel as as suas promessas. Por isso, ele escolheu Oseas para que pudesse representar a sua vida aquilo que estava acontecendo entre ele e o seu povo. Assim, ele mandou Oseas casar com uma mulher que todos as conheciam como infiel para mostrar o que o povo estava fazendo com Deus. Esse foi um desafio muito grande para sua vida.

PAULO

Se existe alguém que foi transformado e usado por Deus esse foi Paulo. Antes da sua conversão ele foi responsável pelo morte de Estevão e iniciou de uma forma severa uma grande perseguição aos judeus. Ele estava cego e por causa da sua influência ele maltratou muitos cristãos. Mas, no meio desse caminho Paulo se encontrou com Jesus e teve o seu caminho transformado. Ele se tornou o maior escritor do novo testamento, realizou 4 viagens missionarias, plantou diversas igrejas, foi varias vezes presos, escreveu muitas cartas e treinou muitos homens para exercer seus ministérios.

PEDRO

Um dia ele estava trabalhando junto com seus amigos quando tudo mudou. Jesus o chamou para ser pescador de homens ele não imaginava o que estaria pela frente. Em vez de entrar no mar para pescar todos os dias ele iria andar aos redores de Jerusalem aprendendo um novo estilo de vida. Não foram dias fáceis, mas com certeza de muita transformação. Ao longo do ministério de Jesus, Pedro foi impactado e transformado. Ele era ousado e tomava a frente de tudo. Não importava que acontecesse. Mas, precisou entender o que motivava as suas ações. Passou por momentos tristes quando negou jesus 3 vezes, e pensou até em desistir, mas Jesus restaurou a sua motivação e ele se tornou um grande pregador que quando falava muitas pessoas se convertiam a Jesus.

PILATOS

Ele era governador Romano e era um dos únicos que podiam condenar uma pessoa a morte. O povo pressionava ele de todos os lados. Eles desejavam de todas as maneiras condenar Jesus. Os seus corações estavam cheios de raiva e
ódio. Mas, Pilatos não via em Jesus nada que o pudesse condena-lo. Então ele deu direito ao povo para escolher quem eles deveriam livrar da condenação por causa do feriado de Páscoa. Em vez de soltar Jesus, eles preferiram soltar Barrabás, um criminoso de verdade. Pilatos atendeu os seus pedidos e lavou as mãos.