Turma_da_Bíblia_Logo.png

Os planos de Deus estavam a se intensificar. Para isso, ele chamaria alguém que preparasse o caminho para a vinda do Salvador. Isabel, era uma mulher idosa, porém justa aos olhos de Deus. Ela era uma pessoa muito temente a deus, porem, não podia ter filhos. Um dia deus visitou seu marido enquanto estava em serviço e disse que ela teria um filho chamado João e que ele prepararia o caminho para a vinda do salvador. Ela era prima de Maria e teve o seu filho três meses antes dela. Um dos episódios mais marcantes é quando ela vai visitar maria e os seu filho começa a mexer em sua barriga.

ISABEL

ISAQUE

Ele foi a realização de um sonho. Por mais que demorou ele chegou. Abraão e Sara já tinham idade avançada, mas isso não permitiu que os planos de Deus se cumprissem em sua vida. Por isso, nasceu Isaque. Ele era tão amado por Abraão que colocou em dúvida a sua própria missão e por causa disso Deus precisou testa-lo para que ele soubesse aonde estava a sua motivação de vida. E qual era o teste? Sacrificar o seu próprio filho. Parece terrível, mas foi isso que Deus pediu. Imagina a cabeça de Isaque naquele momento. Mas, Deus não permitiu que isso acontecesse, era apenas um teste. Que suspense né? Ele cresceu se casou com Rebeca e a promessa de Deus em salvar todas as nações não havia terminado. Assim, eles tiveram dois filhos. Um chamado Esau e o outro chamado Jacó.

JACÓ

Por muito tempo ele se tornou sinônimo de trapaceiro. A sua história não é muito de se invejar, porém ao longo da sua vida Deus foi guiando os seus passos e ensinando como devia se viver. Jacó era filho de Isaque, e neto de Abraão. Infelizmente, para obter algumas coisas que desejava, ele utilizava métodos meio desleais. Aproveitando da fome de seu irmão ele o chantageia pedindo o seu direito que tinha de irmão mais velho. Se disfarça vestindo peles de animais, aproveitando da visão cansada e a idade avançada de seu Pai para roubar a oração que abençoasse o seu irmão. Mas, ao longo da vida Deus mudou o seu caminho. Ele muda seu nome para Israel e reafirma a promessa
realizada sobre a sua família. No seu caminhar ele começa a aprender diante das situações que Deus permite que ele viva. Assim, ele busca o perdão do seu irmão, casasse e seus filhos se tornariam a famosa 12 tribos de Israel.

 

JESABEL

Jesabel era esposa de um dos reis mais desobedientes de Israel. Eles era conhecidos por adorar outros deuses. O que eles mais idolatravam era Baal, o deus da fertilidade. Ela fazia de tudo para perseguir e matar todos aqueles que iam contra as suas ordens Porém, Deus usou a vida de Elias para confronta-los e trazer juízo sobre as suas vidas.
 

Jó vivia na terra de Uz, ele tinha uma família de invejar e tudo o que um ser humano podia possuir. Ele tinha tudo em grande quantidade e possuía um ótimo coração. Deus o
amava e ele fazia tudo o que ele gostava. Um dia, satanás foi se encontrar com Deus e questionou a lealdade de Jó. Ele achava que Jó só amava a Deus por causa de tudo aquilo que tinha. Deus deixou que Satanás tirasse tudo o que Jó tinha, menos a sua vida, para que ele mostrasse ao diabo que Jó permaneceria fiel a ele independente da situação. Ele perdeu tudo: família, amigos e todos os bens que possuía, mas não a sua lealdade a Deus. No final, Deus devolveu tudo o que ele tinha, e ainda mais. O que marcou a sua vida foi que antes ele conhecia a Deus apenas de ouvir falar, mas agora ele o conhecia verdadeiramente. Depois disso sua vida nunca mais foi a mesma.

JOÃO

João mais conhecido como o discípulo a quem Jesus mais amava, a quem foi confiado o cuidado de sua mãe e também as profundezas do livro de apocalipse passou por uma grande transformação até que tudo isso pudesse acontecer. Ele era o mais novo dos discípulos, aquele que estava mais perto de jesus. Junto com Pedro, Andre e Tiago exerciam a profissão de pesca. Ele tinha o apelido de filho do trovão e tinha um temperamento muito explosivo, alem de uma vontade de aparecer. Porém, ao longo do ministério de jesus tudo foi sendo transformado e na ultima ceia estava com a cabeça reclina sobre o mestre e ouvia o seus últimos ensinamentos.

JOÃO

Para que o rei pudesse entrar e exercer o seu ministério, uma pessoa foi chamada para preparar seu caminho. Pela sua descendência ele poderia ser um sacerdote e trabalhar dentro do templo, mas por causa da corrupção em Jerusalém, Deus escolheu um caminho diferente.
A voz de Deus através da vida de João não estava na cidade, mas no meio do deserto, em vez de usar roupas especiais ele usava pele de animais, em vez de comer comidas sofisticadas ele comia gafanhoto e mel silvestre e não bebia nenhuma bebida fermentada. João nasceu 3 meses antes de Jesus e exerceu o seu ministério com humildade e muito amor. Muitos o temiam por causa da sua maneira impactante de falar, mas muitos mudaram o seu jeito de viver. Até mesmo Herodes gostava de ouvir os seus conselhos, mas por causa de uma promessa em meio a uma festa foi obrigado a prende-lo e mata-lo.



 

JOÃO

MARCOS

João marcos foi um discípulo que foi chamado por Barnabé e Paulo para acompanha-los em uma viagem missionária, mas depois de uma situação meio inconveniente Paulo se estressou com ele causando certo atrito e o impedindo de continuar a viagem. Paulo escolhe Silas e segue em frente. O relacionamento de Paulo e Marcos é restaurado mais para frente e ele com muita compaixão visita Paulo diversas vezes na prisão.

JONAS

Jonas foi um profeta conhecido pela sua desobediência. Ele se recusa pregar para que o povo de Ninive se arrependesse. Ele se esconde dentro de uma embarcação e vai para o lado oposto do que Deus desejava. Porem, no meio do caminho Deus manda uma grande tempestade. Os marinheiros ficam amedrontados e Jonas conta o porque estava acontecendo isso. Sem pensar duas vezes os marinheiros o jogam no mar. Com isso, a tempestade se acaba e eles começaram a louvar a Deus. No mesmo momento Jonas é engolido por um peixe. Na sua barriga ele ora e se arrepende dos seus atos. Quando ele obedece o que Deus mandou, o povo daquela cidade muda as suas atitudes e Deus não destrói aquele lugar. Em vez de Jonas se alegrar, ele vai para o deserto e fica reclamando a Deus. Esse é o ultimo o relato sobre sua vida.

JOSÉ

Sempre que um anjo aparecia na bíblia algo importante iria acontecer. Deus estava para enviar o seu filho para que a humanidade pudesse ser salva. Para isso, ele precisava de um casal temente a deus e descendente de Davi. José foi escolhido para ser pai de Jesus. Ele era carpinteiro e estava noivo de Maria. Quando ele recebeu a noticia de Maria, inicialmente pensou em largar tudo, pois não acreditou nela. Mas, um anjo o visitou e confirmou aquilo que iria acontecer.  Assim, ele acreditou e cuidou de Maria e de Jesus.

 

JOSÉ

Todo filho mais novo sofre com a inveja dos irmãos. Uns falam que os filhos mais novos sempre são os mais mimados. Não se sabe se isso é 100% verdade, mas era assim que os irmãos de Jose o enxergavam. Jacó tinha um carinho especial por ele e fazia algumas coisas para agrada-lo. Porém, um dia depois de tanto atrito entre ele e seus irmãos, Jose foi vendido como escravo. Ele viveu na casa de Potfar e o serviu da melhor maneira possível, mas a esposa do seu chefe armou uma para ele e de escravo ele se tornou um prisioneiro. Depois de muito tempo ele conseguiu sair da prisão para interpretar o sonho do faraó do Egito, após ajuda-lo ele começou a ajuda-lo a administrar o Egito. Tinha um dos maiores cargos. Essa foi uma oportunidade de trazer sua família para perto e de ajuda-los a vencer a fome que tinha na sua região. Após isso, eles ficaram no Egito e suas famílias começaram a multiplicar e se fortalecer.

JOSUÉ

Moises não entrou na terra prometida. Ele atravessou todo o deserto, mas essa missão ficou para o seu sucessor Josue. Ele era jovem, mas amadureceu caminhando ao lado de Moises. Se tornou um líder exemplar e liderou a entrada do povo na terra que Deus havia prometido. Com ousadia e muita coragem ele conquistou Canaã e viveu momentos impactantes durante o seu tempo de vida. Além de ver as aguas do rio Jordão se
secarem para que ele e o povo pudessem atravessar , após marcharem durante sete dias ao redor de Jerico viram o muro cair e conquistaram a cidade. Ele era um adorar e muito fiel a Deus.

JUDAS

ISCARIOTES

Desde o inicio ele sempre possuiu algumas falas muito duvidosas. Ele cuidava das finanças de Jesus e sempre o questionava em relação a como se deveria utilizar o dinheiro. Jesus sempre soube que ele era aquele que iria trai-lo, mas mesmo assim ele era tratado como todos os outros discípulos. Após anunciar que alguém deles iria trai-lo durante a ultima ceia, Judas sai sem que ninguém perceba e vai até os lideres religiosos e entrega Jesus por algumas moedas. Quando ele chega até Jesus, ele o identifica com um beijo no rosto. Depois disso ele entra em crise e deseja reverter o seu ato, mas era tarde demais. Ele fica tão amargurado que após a crucificação de Jesus, ele decide tirar a sua própria vida.

JUDAS

TADEU

Não possui relatos sobre a sua vida e o seu ministério. Ele é mencionado apenas para diferencia-lo do outro Judas a quem traiu Jesus.

LIDIA

Lidia era uma mulher que vivia na cidade de Filipos. Ela costumava se reunir com as mulheres ao redor da cidade em um grupo de oração. Foi lá que ela se encontrou a primeira vez com Paulo e conheceu o evangelho. Após isso ela fez questão que Paulo e Silas ficassem em sua casa.

 

LUCAS

Ele era um médico, de descendência helénica e que se converteu ao cristianismo. Ele se sentiu desafiado por Teófilo para que ele escrevesse um relato contando de forma organizada aquilo que Jesus havia realizado. Para isso ele fez um lindo trabalho de campo e teve oportunidade de acompanhar Paulo em suas viagens missionarias. Com isso, ele escreveu o Evangelho e o livro de Atos.